Sua impressora está pulando etiquetas?

As impressoras de etiquetas são equipamentos indispensáveis para quem procura o meio mais rápido e fácil de imprimir, com qualidade, etiquetas, cupons térmicos e até mesmo pulseiras descartáveis. No entanto, empresas que utilizam muitas impressoras acabam sofrendo se alguma delas não estiver funcionando corretamente. Dentre alguns dos problemas que uma impressora de etiquetas pode apresentar, pular etiquetas na hora de imprimir é o mais comum entre eles.

Pensando nisso, a seguir vamos conferir o que você deve fazer para que sua impressora não apresente este problema. 

 

Zebra GC420t; Zebra GT800; Zebra GK420t; Zebra HC100.

 

Para imprimir corretamente cada etiqueta, todas as impressoras são equipadas com um sensor que, na hora da impressão, realiza a leitura das etiquetas, identificando quando a etiqueta está passando pela cabeça de impressão, quando ela já passou e quando outra irá passar. Este sensor é uma peça vital do processo de impressão, pois, sua leitura precisa “diz” à impressora quando ela deve começar a imprimir e quando ela deve parar.

Para garantir que sua impressora não fique pulando etiquetas na hora de imprimir, o primeiro passo é verificar se sua etiqueta é compatível com sua impressora. Como exemplo, vamos utilizar duas impressoras que são bem conhecidas no mercado nacional, a OS 214 Plus da Argox e a GC420t da Zebra.

Abaixo podemos ver que o sensor da Argox OS 214 Plus fica localizado na parte esquerda da impressora.

Para que não haja problemas na hora de imprimir com a OS 214 Plus, o rolo e as etiquetas devem atender os seguintes parâmetros:

  • As etiquetas devem estar em um rolo com um liner 110 mm;
  • A distância da ponta do liner até a etiqueta deve ser de 5 mm;
  • Caso o rolo de etiquetas não possua liner, a etiqueta deve ter um picote no canto esquerdo;
  • Se a etiqueta não tiver liner e picote, ela deve possuir uma tarja (linha) preta, embaixo do rolo, separando uma etiqueta da outra.

 

Já a Zebra GC420T possui um sensor que funciona igualmente ao da OS 214 Plus, porém, ele fica localizado no centro da impressora e não na esquerda. Abaixo podemos conferir uma imagem que mostra onde exatamente o sensor fica.

Para que também não haja problemas na hora de imprimir com a GC420T, o rolo e as etiquetas devem atender os mesmos parâmetros citados acima (para a OS 214 Plus), mas com duas ressalvas:

  • Caso a etiqueta não tenha liner, o picote deve ser no centro do rolo e não na esquerda;
  • Se o rolo contiver duas ou mais etiquetas, uma ao lado da outra, a distância entre elas deve ser de 3 mm.  

 

O segundo passo é com relação à utilização. Quando os suprimentos acabam, realizar a troca do rolo de etiquetas ou ribbon enquanto a impressora estiver ligada pode desregular o sensor. E se o sensor estiver desregulado, um dos problemas que ele pode gerar é o de pular etiquetas. Portanto, para evitar que isso aconteça, realize a troca dos suprimentos com a impressora totalmente desligada, assim, você evitará que o sensor seja desregulado ou pior ainda, danificado.

Agora, caso você tenha esquecido e acabou fazendo a troca dos suprimentos com a impressora ligada e o sensor ficou desregulado, será necessário calibrar o sensor para que o mesmo volte ao normal. Cada impressora disponibiliza uma maneira diferente de calibração, como exemplo, utilizaremos novamente a OS 214 Plus da Argox e a GC420T da Zebra.

 

Calibração Argox OS 214 Plus

Realizar a calibração da Argox OS 214 Plus é fácil e rápido. Com ela ligada e com a tampa superior fechada, aperte e segure o botão FEED (foto) por 15 segundos, após 4 segundos a impressora reconhecerá o comando e imprimirá uma página de teste em suas etiquetas. Após isso, a OS 214 Plus estará pronta para imprimir suas etiquetas novamente. Vale lembrar que sempre após ser calibrada, a OS 214 Plus imprimirá a primeira etiqueta com uma qualidade ruim, mas as de mais etiquetas serão impressas normalmente. 

 

Calibração Zebra GC420T

A calibração da GC420T é similar a da OS 214 Plus. Basta apertar o botão verde (foto) e esperar que o led do botão pisque apenas uma vez. Após ele piscar, solte o botão e aguarde a impressão de teste. Se a impressão sair normalmente, sua impressora estará pronta para prosseguir com as atividades.

O terceiro e último passo é garantir que o sensor permaneça limpo. A sujeira influência não só no desempenho do sensor, mas também em sua vida útil. Dependendo da quantidade de sujeira, o sensor poderá até ser calibrado, mas acabará descalibrando novamente, fazendo com que a impressora volte a pular etiquetas.

Realizar a limpeza dele não é tão simples assim, pois dependendo do sensor, da sujeira e do material utilizado para limpar, o sensor poderá ser danificado e a substituição por um novo será a única solução. Na pior das hipóteses, sua impressora está pulando etiquetas porque o sensor está quebrado.

Portanto, caso seja necessário realizar uma limpeza ou a troca do sensor, a HardStand pode auxiliá-lo. Consulte nossa página de assistência técnica clicando AQUI e conheça nosso processo de envio, orçamento e manutenção de impressoras de etiquetas, leitores de códigos de barras e coletores de dados.